Bibliosoft

FAQ

Perguntas frequentes dos utilizadores acerca dos produtos Bibliosoft.

Gerais

O biblio.NET não utiliza as bases de dados ISIS e/ou MySQl. Utiliza como base de dados o SQLServer. As questões relacionadas com bloqueios, etc. deixam de se colocar neste tipo de bases.

Sim, e pode pesquisar em várias bibliotecas em simultâneo. Tem a nota técnica explicativa aqui:

Captura de registos via protocolo Z3950 (TecInfo-41)

Sim. Indique-nos qual o equipamento para o qual pretende cotação para o nosso email e em breve responderemos.

Sim, desde que devidamente estruturados, conseguimos importar dados, quer bibliográficos quer de leitores, mesmo que provenham de aplicações não normalizadas.

O biblio.NET tem a gestão kardex incluída. Pode gerir coleções de periódicos a partir da zona das existências, nos separadores kardex1 e kardex2.

Tem várias hipóteses disponíves para impressão de etiquetas, consoante o objetivo ou a impressora que usa. Pode consultar as notas técnicas seguintes:

Impressão com BnetCodebarPrint (TecInfo-23)
Impressão de etiquetas com LabelJoy (TecInfo-24)
Impressão de codigos de barras (TecInfo-47)

O biblio.NET não utiliza as bases de dados ISIS e/ou MySQl. Utiliza como base de dados o SQLServer. As questões relacionadas com bloqueios, etc. deixam de se colocar neste tipo de bases.

Esta versão foi pensada exactamente nesse sentido. No mesmo sistema podem ser partilhadas várias bibliotecas/pólos com diferentes requisitos. A base de leitores e movimentos será partilhada sendo possível dar permissões a um utilizador para requisitar (ou não) documentos de uma ou mais bibliotecas. Estas podem ter regras de empréstimos diferentes. A base bibliográfica é única, estando salvaguardada a existência de cada biblioteca/pólo.

No canto superior do ecrã inicial da aplicação - onde figuram os vários módulos - clique em "A minha sessão biblio.NET" e escolha a opção "Actualizar versão".

Administração e Gestão de Acessos

Trata-se provavelmente do tempo defindo para processar o envio ser demasiado curto. Em "Parâmetros Gerais do Sistema" / separador "Email" e no campo "Timeout" insira um valor superior ao actual. Ex: 9000

Sim. Se os documentos em causa partilharem uma cota comum (ex: DIC ; REF ; etc.), é bastante simples: Em "Parâmetros Gerais do Sistema" / separador "Módulo de Empréstimo" tem uma opção denominada "Regra para exclusão de cotas nas operações de empréstimo", onde pode definir as cotas que quer excluir das operações de empréstimo.

Sim. É possível desactivar uma ou mais notificações, ou definir o tempo de permanência das mesmas no ecrã. Estas opções podem ser parametrizadas em "Parâmetros Gerais do Sistema" / separador "Mensagens/Notificações".

Catalogação e Pesquisa

Depois de entrar no Módulo de Catalogação e Pesquisa, escolha o ícone "Gestão de Registos" e depois clique em "Novo Registo". Em alternativa, pode ir ao Menu Registos / Novo registo, ou clicar com o botão direito do rato em cima de um registo já existente e seleccionar "Criar Novo".

Não. O campo 966 apenas permanece na estrutura para receber dados migrados de outras aplicações (Ex: biblio.BASE). A informação que era aqui colocada deverá passar a ser preenchida na opção "Gerir Existências", disponível dentro da zona de edição (folha de recolha) no canto superior direito. Pode também aceder a essa zona a partir do ecran inicial da Gestão de Registos, clicando com o botão direito do rato no registo, e escolhendo a opção "Existências / Gerir Existências". Deve depois seleccionar a biblioteca, e clicar em "Adicionar Existência".

A Catalogação Rápida é uma selecção de apenas alguns campos a preencher, dispostos de modo intuitivo para que se possa fazer uma catalogação em poucos minutos. Serve para catalogar documentos que se queiram emprestar e que ainda não estejam catalogados, por exemplo. Muito útil para catalogar uma grande quantidade de documentos num espaço de tempo reduzido (Ex: Inauguração da biblioteca). Não dipensa uma catalogação posterior, com a inserção dos campos e subcampos em falta, através da folha de recolha normal.

No biblio.NET, a gestão kardex é feita de um modo muito simples, na opção "Gerir Existências", disponível dentro da zona de edição (folha de recolha) no canto superior direito.
Pode também aceder a essa zona a partir do ecran inicial da Gestão de Registos, clicando com o botão direito do rato no registo, e escolhendo a opção "Existências / Gerir Existências".
Deve depois seleccionar a biblioteca, e clicar em "Adicionar Existência". Os separadores Kardex (1) e Kardex (2) contêm os campos destinados à gestão das publicações periódicas. Para cada número, deverá ser criada uma nova existência.

Gestão de Empréstimo

Depois de entrar no Módulo de Gestão de Empréstimo, clique em "Gerir Leitores" e depois em "Adicionar Leitor". No preenchimento da ficha de leitor, não se esqueça de escolher a(s) biblitoteca(s) a que o leitor pertence, bem como o(s) grupo(s) em que está inserido (Ex: Biblioteca BIBLIOsoft - Grupo Funcionários)

Depois de entrar no Módulo de Gestão de Empréstimo, clique em "Operações de Empréstimo". De seguida, insira o número de código de barras (número de leitor) ou faça uma pesquisa por nome, segundo o exemplo. Posteriormente, insira o número de código de barras do documento a emprestar, e clique em "Realizar Empréstimo". No histórico dos movimentos activos, poderá usar os ícones à esquerda do título do documento para realizar devoluções e renovações. Pode também aceder a estas opções no menu "Operações".