Skip to main content
Growing plants
Bibliosoft

Módulo de Auto-Arquivo

graphical divider

O Módulo de Gestão de Auto-Arquivo

Tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta de gestão de registos criados pelos autores (auto-arquivo) através do Módulo de pesquisa Pública (OPAC) e com isso contribuir para a criação de um repositório institucional e promoção do acesso aberto.

O acesso a esta funcionalidade por parte dos autores é previamente autorizado através das opções de gestão do Módulo de Empréstimo. Deste modo é possível dar permissões a um grupo de leitores.

A gestão interna é feita através dos módulos de backoffice. Os dados podem ser ainda integrados noutros sistemas através da exposição por OAI-PMH.

A integração com o biblio.NET

O que é?

É um novo módulo integrado no biblio.NET que permite a recolha de dados a partir do OPAC, e publicá-los para consulta depois de validados. O módulo de backoffice permite gerir a avaliar os dados recolhidos, e o OPAC como ferramenta para recolha de dados para leitores com permissão.

A quem se destina?

A todas as entidades que possuem o biblio.NET e pretendem oferecer a uma comunidade de utilizadores a possibilidade de criarem os "seus" registos e com isso criarem um repositório. Por exemplo, o depósito de documentos criados no âmbito de uma disciplina, artigos publicados numa publicação periódica, etc.

O que permite?

Constituir um repositório de registos bibliográficos com objetos digitais associados criados diretamente pelos autores. Os registos podem ser (ou não) publicados para consulta pública numa base de dados do OPAC. Os objetos digitais associados podem ser de acesso restrito.

Principais características (backoffice)

  • Acesso ao backoffice por utilizadores staff autorizados (Módulo de Administração e Gestão de Acessos)
  • Autorização dos grupos e/ou leitores permitidos para auto-arquivo (Módulo de Empréstimo)
  • Base de dados intermédia usada para a recolha de dados (metadados e objetos digitais)
  • Consulta da atividade de auto-arquivo em Log
  • Definição de parâmetros de configuração específicos do módulo
  • Depois de publicado numa base de dados UNIMARC é possível a exposição via OAI-PMH
  • Edição dos registos submetidos via OPAC para validação
  • Integração dos objetos associados no Repositório de Objetos Digitais
  • Integrado no biblio.NET com ligação a vários módulos
  • Publicação do registo no Opac através da conversão para Unimarc

Principais características (OPAC)

  • Acesso aos registos apenas criados pelo utilizador
  • Auto-Arquivo via OPAC apenas a utilizadores autorizados (após Login)
  • Criação de registos através de um formulário simplificado e intuitivo
  • Criação de um novo registo a partir um outro (Clonagem de registos)
  • Criação do registo após concordância com o termo de responsabilidade
  • Criação, alteração, eliminação e duplicação dos registos criados pelo utilizador
  • Definição de estados de processamento (criação, submissão, validação, publicação, recusa)
  • Definição do tipo de ficheiros e dimensão máxima permitida para upload
  • Diversas funcionalidades na edição (campos repetíveis)
  • Exportação de registos em múltiplos formatos (MarcXML, DublinCore, ISO2709, RIS, BIBtex, RefWorks )
  • Gravação do registo após a concordância com os termos do RGPD
  • Impressão de registos (A minha bibliografia)
  • Integração de múltiplos ficheiros (objetos digitais)
  • Ligação a vários sites a partir de vários campos (Sherpa Romeo, ISBN, ISSN, Google)
  • Notificação por mail para o utilizador e para o responsável pela validação aquando da submissão do registo (após criação)
  • Representação gráfica por ano/mês dos registos criados (A minha atividade)
  • Validação de campos de preenchimento obrigatório
  • Visualização completa do registo após criação em vários formatos (incluem ligação aos objetos digitais)

Informações adicionais para a aquisição

Como adquirir?

O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e da existência de contrato de manutenção. Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.

Como testar?

Pode aceder à versão de demonstração e testar todas as funcionalidades.

Versão de demonstração em linha:

Requisitos técnicos

Servidor:

  • biblio.NET versão 2021.10.11 ou superior
  • Servidor Windows – 2008 ou superior
  • IIS (internet Information Server)
  • Framework 4.5.2
  • Ligação à Internet
  • Acesso às bases de dados biblio.NET

Apoio Técnico

Documentos e notas ténicas à sua disposição para download. Que nenhuma questão fique por responder.

Bibliosoft