Bibliosoft

RTAC Service

Serviço de verificação de disponibilidade de exemplar em tempo real

RTAC é um acrónimo usado por alguns sistemas de descoberta que significa Real Time Availability Checking. Como complemento a outros serviços biblio.NET (como por exemplo OAI-PMH Gateway e outros) o serviço BnetRTACService tem como objetivo obter informação actualizada em tempo real da disponibilidade de um recurso dentro da biblioteca.

Este serviço disponibiliza vários métodos que, ao serem chamados obtêm informações acerca do estado actual do empréstimo (disponível, emprestado, etc), se está desaparecido, em encadernação, etc.

A integração com o biblio.NET

O que é?

O serviço biblio.NET RTAC Service é uma WEB API (RESTful). Quando instalado expõe alguns dados dos exemplares das bases de dados bibliográficos geridos pelo Módulo de Catalogação e pelo Módulo de Empréstimo do biblio.NET a outros serviços. Os metadados expostos servem apenas para saber em tempo real a disponibilidade o exemplar.

O que é uma WEB API RESTful?

O biblio.NET RTAC Service tem como base a tecnologia WEB API REST. REST significa "Representational State Transfer". É um estilo de arquitectura de software que se baseia num protocolo de comunicação sem estado (stateless), mais comumente, HTTP. O REST estrutura dados em XML, YAML ou qualquer outro formato que seja legível por máquina, mas geralmente o JSON é mais usado.

Como funciona?

O biblio.NET RTAC Service é instalado no servidor onde reside o biblio.NET. Depois de instalado e configurado, pode ser chamado e integrado a partir de outros sistemas. Os dados devolvidos pelos serviços são em JSON ou XML. Para integrar este serviço basta fornecer o endereço às entidades que pretendem aceder.

A quem se destina?

A todas as instituições que possuem o sistema biblio.NET e pretendem colaborar em projetos onde a interoperabilidade é um requisito fundamental.

Principais características

  • Tecnologia WEP API REST
  • Integração em tempo real com as bases de dados biblio.NET (empréstimo e de dados bibliográficos)
  • Configuração das mensagens de retorno em várias línguas
  • Configuração de IP’s a negar/permitir acesso ao serviço
  • Registo em Logs da atividade

Informações adicionais para a aquisição

Como adquirir?

O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e dos serviços adquiridos (instalação/migração e formação). Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.

Requisitos técnicos

Servidor:

  • biblio.NET versão 2020.07.05 ou superior
  • Servidor Windows – 2008 ou superior
  • IIS (internet Information Server)
  • Framework 3.5
  • Ligação à Internet
  • Acesso às bases de dados biblio.NET

Apoio Técnico

Documentos e notas ténicas à sua disposição para download. Que nenhuma questão fique por responder.

Bibliosoft