Bibliosoft

Destaques

A Bibliosoft promove regularmente ações de formação nos produtos que desenvolve.

Biblioteca "Tuk-Tuk"

23 de Março, 2020
Bibliosoft

A Bibliosoft patrocina este projecto com o sistema biblio.NET para o registo dos dados bibliográficos e gestão de empréstimo além do alojamento.

"...A ideia deste projecto nasce em 2013, pela mão de Elsa Serra. Fruto da paixão pelos livros mas também da necessidade em resolver um problema social – o crescente isolamento e iliteracia da população...."

Ver notícia

Bibliotecas de praia

23 de Março, 2020

São várias as bibliotecas que durante o verão oferecem aos seus leitores um serviço de proximidade. Torres Vedras e Alcobaça passaram a utilizar o biblio.NET nas suas bibliotecas de praia.

Bibliosoft, LDA

Basta um computador com acesso à internet para levar a biblioteca a qualquer lugar.

Como se cria uma "biblioteca de praia" no biblio.NET.

Para o biblio.NET uma biblioteca de praia funciona como uma biblioteca independente. Em termos de configuração, os passos são os seguintes.

  1. Criar uma biblioteca à qual é atribuída uma sigla
  2. Definir um horário de atendimento e dias de encerramento (dados importantes para a cálculo da data prevista de devolução
  3. Criar as regras de empréstimo
  4. Seleccionar o fundo que ficará afeto à biblioteca de praia
  5. Inscrever ou associar leitores à biblioteca de praia
  6. Emprestar/devolver documentos

Através da funcionalidade de empréstimo inter-bibliotecas local podem ser emprestados à biblioteca de praia os documentos que farão parte do fundo temporário (em termos estatísticos serão contabilizados movimentos de empréstimo para as 2 bibliotecas).

Pode conhecer melhor estes projectos com os nossos clientes:

Para mais informações consulte a nota técnica Icon For Download

Bibliotecas escolares

23 de Março, 2020

Desde cedo contribuímos para que as bibliotecas escolares fossem melhores. Praticamos valores muito especiais para instituições de ensino, sejam públicas ou privadas. O valor da Educação é para nós fundamental e continuaremos a colaborar de perto com todas as escolas. Só teremos bons leitores no futuro se os educarmos no presente.

A Bibliosoft disponibiliza um pacote especial destinado em exclusivo para as escolas do ensino básico e secundário. Este pacote inclui todos os módulos biblio.NET em distribuição. A utilização do biblio.NET no contexto de Agrupamento permite o trabalho cooperativo e tempo real com todas as escolas que o compõem.

Com o biblio.NET o conceito de catálogo coletivo é real (bases de dados bibliográficos, gestão de empréstimo, estatísticas, etc).

A aquisição do pacote escolar inclui:

  • 1 dia de formação (nas nossas instalações - para 1 formando)
  • Serviço de instalação remota
  • Parametrização (regra de empréstimo, utilizadores, etc
  • Conversão de registos bibliográficos (para o Módulo de Catalogação).
  • Conversão de registos de leitores (para o Módulo de Circulação e Empréstimo)

Formação

23 de Março, 2020

O nosso trabalho só fica completo quando passamos conhecimento aos nossos clientes.

Aliada à criação de soluções tecnológicas avançadas para servir as Bibliotecas, está a nossa vontade em contribuir para que os profissionais que as usam possam usufruir de todas as potencialidades que desenvolvemos diariamente. Para isso, temos uma equipa constituída por pessoal altamente qualificado. O nosso foco está, contudo, no conjunto de pessoas que estão nos bastidores das bibliotecas, no backoffice. Em ultima instância são elas quem farão a diferença junto dos leitores.


Alojamento biblio.NET

23 de Março, 2020

Consiste numa alternativa à instalação em sistemas locais. A instalação do biblio.NET pode implicar um esforço adicional em equipamento, técnicos de suporte, licenças de sistema operativo, actualização periódica do sistema, base de dados, etc. Como alternativa a Bibliosoft disponibiliza o ambiente ideal para disponibilizar o biblio.NET (backoffice) e módulo de consulta (OPAC) na Web sem complicações.

Como funciona?

Instituição requerente

  • Envio à Bibliosoft os dados que serão integrados no biblio.NET (dados bibliográficos, dados de movimentos e leitores caso tenha um sistema anterior)
  • Registo de domínio (Ex. biblioteca.cm-alcobaca.pt/opac) que irá apontar para o servidor da Bibliosoft. Isto deve ser feito junto as entidades creditadas (Ex. DNS.PT)

Bibliosoft

  • Instalação do biblio.NET
  • Configuração do sistema com base nos dados fornecidos (utilizadores staff, regras, limites, dias encerramento, etc)
  • Migração dos dados (fornecidos pela instituição)
  • Atualizações mensais (desde que adquirido o serviço)
  • Disponibilização do sistema através do URL definido
  • Backups diários (com retenção de 1 semana) que a entidade pode obter

A partir daqui basta aceder de qualquer lugar ao endereço definido

Custo

  • A instituição paga uma anuidade (valor fixo) pelo serviço de alojamento (pedir orçamento)

Será sempre feita uma primeira instalação para avaliação. A migração dos dados definitiva será feita em data a combinar e após a formação.