Biblio.BASE

Sistema integrado para gestão de bases de dados bibliográficos
Versão Windows | Bases de dados CDS/ISIS

 


As grandes apostas no desenvolvimento dos produtos BIBLIObase, tendo como suporte as bases de dados do CDS/ISIS foram, por um lado dar continuidade, evoluir e renovar este software para gestão de bases de dados criado pela UNESCO, e por outro, criar um novo produto capaz de permitir que qualquer tipo de utilizador da área das bibliotecas (ao qual se exige ter conhecimentos em termos de catalogação) possa gerir bases de dados locais normalizadas segundo os critérios definidos pela Biblioteca Nacional, nomeadamente em formato UNIMARC.

Por exemplo, na recolha de dados do Módulo de Catalogação, apesar de estar subjacente o UNIMARC, o utilizador não necessita de introduzir qualquer informação codificada. Os elementos de recolha (campos, subcampos e informação codificada) apresentam-se de uma forma simples e clara. Aquilo que é necessário digitar são apenas os dados nos campos respectivos, ou simplesmente seleccionar das tabelas os elementos pretendidos (por exemplo o código de um país, língua, função, etc.).

A sua distribuição teve início em 2000, encontrando-se o seu número de utilizadores acima de 130, representados nas mais variadas tipologias: Bibliotecas Públicas, Escolares, Universidades, Instituições do Sector Público e do Sector Privado.

Apresenta-se em ambiente Microsoft Windows, com interfaces simples, amigáveis, intuitivas, um sistema de ajuda constante em cada campo e subcampo de dados, bem como uma validação de dados de um registo de informação, de modo a garantir a qualidade e integridade dos registos na base de dados. Trata-se de um conjunto de programas, onde a normalização e a qualidade dos dados é um imperativo. Pelas suas características este sistema pode ser utilizado por profissionais ou utilizadores sem um conhecimento profundo do formato UNIMARC, estando contudo garantida a estrutura dos dados introduzidos de acordo com as normas estabelecidas internacionalmente. Pela forma como a aplicação apresenta os dados (estruturados em campos e subcampos), facilita o processo de aprendizagem e compreensão do formato UNIMARC.

É Composto por um conjunto de módulos:  Módulo de Catalogação e Pesquisa ; Módulo de Circulação e Empréstimo ; Módulo de Gestão de Publicações Periódicas ; Módulo de Gestão de Inventário ; Módulo de Impressão de Códigos de Barras ; Módulo de Pesquisa Local e Interface WWW, que poderão ser adquiridos em conjunto ou separadamente, conforme a necessidade das bibliotecas e o estádio formativo em que se encontram

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Permite a gestão das bases de dados bibliográficos. Este módulo possui inúmeras funcionalidades disponíveis na edição e gestão das bases de dados que, além de garantirem a criação de registos normalizados (formato UNIMARC, ou outro formato MARC), facilitam a cooperação ao nível da troca de informação bibliográfica.

Deste módulo destacamos: possibilidade de utilizar múltiplos formatos MARC (UNIMARC, MARC21, etc.), funcionalidade COPY&PASTE de registos, cópia de registos em formatos MARC para a bases de dados locais a partir de catálogos disponíveis na Internet, impressão de listagens especiais (como por exemplo, catálogos, índices, estatísticas da base de dados, detecção de registos duplicados, etc.), possibilidade de preenchimento de campos a partir de bases de dados de conteúdos (autoridades, thesaurus, listas, etc.), utilitários diversos

 

Módulo de Circulação e Empréstimo

Tem como objectivo gerir todas as rotinas inerentes a actividade de empréstimo numa biblioteca. Apesar de ser de fácil utilização este módulo possui características ímpares em termos de funcionalidade e capacidade de parametrização. A partir dos registos criados pelo Módulo de Catalogação e dos leitores inscri