biblio.NET | FAQ
FAQ's gerais

As bases de dados utilizadas pelo biblio.NET são as mesmas que o BIBLIObase usa?

O biblio.NET não utiliza as bases de dados ISIS e/ou MySQl. Utiliza como base de dados o SQLServer. As questões relacionadas com bloqueios, etc. deixam de se colocar neste tipo de bases.

Com o biblio.NET ficam ultrapassados os problemas relativos a diferentes calendários/horários, aplicação de multas, estatísticas, etc., nas diferentes bibliotecas?

Esta versão foi pensada exactamente nesse sentido. No mesmo sistema podem ser partilhadas várias bibliotecas/pólos com diferentes requisitos. A base de leitores e movimentos será partilhada sendo possível dar permissões a um utilizador para requisitar (ou não) documentos de uma ou mais bibliotecas. Estas podem ter regras de empréstimos diferentes. A base bibliográfica é única, estando salvaguardada a existência de cada biblioteca/pólo.

Na abertura do biblio.NET surge um aviso de que existem actualizações pendentes, mas não sei onde as efectuar.

No canto superior do ecrã inicial da aplicação - onde figuram os vários módulos - clique em "A minha sessão biblio.NET" e escolha a opção "Actualizar versão".
Administração e Gestão de Acessos

O envio de emails para os leitores está a falhar, o que posso fazer para corrigir esta situação?

Trata-se provavelmente do tempo defindo para processar o envio ser demasiado curto. Em "Parâmetros Gerais do Sistema" / separador "Email" e no campo "Timeout" insira um valor superior ao actual. Ex: 9000

Pretendo excluir as obras de referência e os dicionários do empréstimo. Posso fazê-lo automaticamente?

Sim. Se os documentos em causa partilharem uma cota comum (ex: DIC ; REF ; etc.), é bastante simples: Em "Parâmetros Gerais do Sistema" / separador  "Módulo de Empréstimo" tem uma opção denominada "Regra para exclusão de cotas nas operações de empréstimo", onde pode definir as cotas que quer excluir das operações de empréstimo.

É possível desactivar as notificações que surgem em pop-up na abertura dos módulos?

Sim. É possível desactivar uma ou mais notificações, ou definir o tempo de permanência das mesmas no ecrã. Estas opções podem ser parametrizadas em "Parâmetros Gerais do Sistema" / separador "Mensagens/Notificações".
Catalogação e Pesquisa

Como crio um novo registo bibliográfico?

  
 Depois de entrar no Módulo de Catalogação e Pesquisa, escolha o ícone "Gestão de Registos" e depois clique em "Novo Registo". Em alternativa, pode ir ao Menu Registos / Novo registo, ou clicar com o botão direito do rato em cima de um registo já existente e seleccionar "Criar Novo".

Preciso de preencher o 966?

Não. O campo 966 apenas permanece na estrutura para receber dados migrados de outras aplicações (Ex: biblio.BASE). A informação que era aqui colocada deverá passar a ser preenchida na opção "Gerir Existências", disponível dentro da zona de edição (folha de recolha) no canto superior direito. Pode também aceder a essa zona a partir do ecran inicial da Gestão de Registos, clicando com o botão direito do rato no registo, e escolhendo a opção "Existências / Gerir Existências". Deve depois seleccionar a biblioteca, e clicar em "Adicionar Existência".

O que é a Catalogação Rápida?

A Catalogação Rápida é uma selecção de apenas alguns campos a preencher, dispostos de modo intuitivo para que se possa fazer uma catalogação em poucos minutos. Serve para catalogar documentos que se queiram emprestar e que ainda não estejam catalogados, por exemplo. Muito útil para catalogar uma grande quantidade de documentos num espaço de tempo reduzido (Ex: Inauguração da biblioteca). Não dipensa uma catalogação posterior, com a inserção dos campos e subcampos em falta, através da folha de recolha normal.

Como faço a gestão Kardex?

No biblio.NET, a gestão kardex é feita de um modo muito simples, na opção "Gerir Existências", disponível dentro da zona de edição (folha de recolha) no canto superior direito.
Pode também aceder a essa zona a partir do ecran inicial da Gestão de Registos, clicando com o botão direito do rato no registo, e escolhendo a opção "Existências / Gerir Existências".
Deve depois seleccionar a biblioteca, e clicar em "Adicionar Existência". Os separadores Kardex (1) e Kardex (2) contêm os campos destinados à gestão das publicações periódicas. Para cada número, deverá ser criada uma nova existência.
 
Gestão de Empréstimo

Como crio uma ficha de leitor?

Depois de entrar no Módulo de Gestão de Empréstimo, clique em "Gerir Leitores" e depois em "Adicionar Leitor". No preenchimento da ficha de leitor, não se esqueça de escolher a(s) biblitoteca(s) a que o leitor pertence, bem como o(s) grupo(s) em que está inserido (Ex: Biblioteca BIBLIOsoft - Grupo Funcionários)

Como acedo às operações de empréstimo?

Depois de entrar no Módulo de Gestão de Empréstimo, clique em "Operações de Empréstimo". De seguida, insira o número de código de barras (número de leitor) ou faça uma pesquisa por nome, segundo o exemplo. Posteriormente, insira o número de código de barras do documento a emprestar, e clique em "Realizar Empréstimo". No histórico dos movimentos activos, poderá usar os ícones à esquerda do título do documento para realizar devoluções e renovações. Pode também aceder a estas opções no menu "Operações".
Registo de Eventos
Listagens e Estatísticas
Próximas Formações
Últimas Actualizações e Downloads
Serviço de apoio remoto: intervenções técnicas no cliente efectuadas remotamente.
Siga-nos e Subscreva-nos