Módulos biblio.NET

Sistema modular e integrado
Para uma melhor gestão de custos os módulos podem ser adquiridos faseadamente

 

Módulo de Catalogação
Módulo principal em todo o processo de tratamento bibliográfico. Permite processar todas as tarefas de gestão das bases bibliográficas (inserção, eliminação, alteração de registos), criação de índices de pesquisa, etc. Permite abrir várias bases de dados com diferentes estruturas de metadados, definidas no Módulo de administração de Bases de Dados (formato UNIMARC, MARC21, etc). Disponibiliza ainda ferramentas de pesquisa avançada, utilitários e ferramentas de administração (captura de registos MARC, alterações globais, etc).

 

  

 


Controlo de existências
No sistema biblio.NET® os dados bibliográficos são independentes das existências. Esta foi uma opção necessária e fundamental para permitir uma gestão integrada e independente por várias entidades que partilhem a mesma instalação ao nível do controlo e acesso ao registo bibliográfico e da sua localização.
 

    

 


Circulação e Empréstimo
Permite gerir todo o processo de empréstimo de documentos da biblioteca (empréstimo, devolução, reserva, renovação, pedido de fotocópias, etc). Permite um elevado nível de parametrização personalizada a cada entidade de forma a refletir os diversos regulamentos das bibliotecas.
 

       



Interface WWW
BibliOpac - Integrado com os módulos de Catalogação e Empréstimo, este módulo, permite disponibilizar o serviço de consulta do catálogo via WEB. Integra ainda outros serviços on-line essenciais, como por exemplo: o registo de leitores, consulta de movimentos, reservas e renovações.
 



Módulo de administração e gestão de acessos
Permite gerir Grupos e Utilizadores, relativamente a senhas de acesso, políticas de acesso e dados dos utilizadores staff (permissões de acesso aos módulos e funcionalidades). Permite a definição de bibliotecas, bases de dados e as relações entre elas.
 



Módulo de listagens e estatísticas
Este módulo, parte integrante do sistema biblio.NET tem como objetivo disponibilizar aos utilizadores avançados uma ferramenta de extração de dados capaz de produzir um conjunto ilimitado de relatórios (listas, estatísticas, etc), a partir dos dados das tabelas dos vários módulos. Para uma melhor utilização é necessário conhecer em profundidade toda a organização do sistema e bases de dados.

 



 

Módulo de administração de bases de dados
Definição de estruturas de bases dados (campos/subcampos, etc.), validação de campos, propriedades dos campos, modelos de recolha de dados. Disponibiliza ainda opções de administração geral tais como, compactação, análise e integridades dos dados, análise de Logs e estatísticas relacionadas com a utilização dos módulos.


 


Gestão de tarefas
Módulo de monitorização de atividades e execução de tarefas dos diversos módulos (exemplo de tarefas a serem executadas em background, etc.). Possibilidade de agendamento de tarefas e auxiliar no bom funcionamento de todo o sistema biblio.NET®.




 

Registo de eventos
Módulo de contadores para registo/contagem de eventos da biblioteca. Permite a parametrização de múltiplos eventos e a estatística por ano, mês, dia e hora. Por exemplo, nº de utilizadores entrados na biblioteca, visitas de exposições, etc.



 


Gestão de thesaurus
Permite a gestão de múltiplos thesaurus multilingue (opção)


  

 


 

Nota: Alguns dos produtos ou funcionalidades indicados, podem não estar disponíveis para distribuição na versão de lançamento. Os módulos apresentados têm uma cotação independente e dependem do tipo de licenciamento.

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