O produto

Sistema integrado de gestão de bases de dados bibliográficos
Versão WEB | Bases de dados SQL Server

 

Histórico de actualizações biblio.NET

 

Há cerca de 12 anos, a Bibliosoft desenvolveu o produto Bibliobase e iniciou a sua distribuição que, se mantém até hoje. Ao longo destes anos, fruto da distribuição desse produto e da sua forma de funcionamento sempre próxima do cliente, a Bibliosoft tornou-se a maior empresa nacional a desenvolver e distribuir software para bibliotecas, tendo os seus produtos em mais de 1200 instituições. Pode afirmar-se que, a Bibliosoft é hoje responsável por grande quantidade de dados bibliográficos produzidos a nível nacional, alvo de uma normalização implícita, dado o esquema de auto aprendizagem e validação de registos implementado no desenvolvimento dos produtos distribuídos.

 

Reconhecida a sua importância e as inúmeras qualidades deste produto e, apesar de poder continuar a ser utilizado, o Bibliobase praticamente esgotou a sua evolução em termos tecnológicos, dando lugar a um novo produto que comercialmente designamos por biblio.NET.

 

 

A nossa motivação

 

Em 2006 iniciamos o projecto de desenvolvimento do biblio.NET, com o objectivo de:

 

  1. Criar um substituto para o Bibliobase, garantindo a portabilidade dos dados
  2. Utilizar tecnologias actuais, abertas e em constante evolução.
  3. Utilizar uma tecnologia de bases de dados aberta e que obedecesse a standards de mercado
  4. Criar um sistema capaz de ser utilizado nas actuais infra-estruturas de rede.
  5. Utilizar tecnologia WEB que garantisse a utilização do produto, a partir de qualquer ponto.
  6. Facilitar a gestão. Sendo um sistema centralizado não requer a instalação ou manutenção ao nível local. O browser é a única ferramenta necessária.
  7. Criar um sistema que pudesse suportar o trabalho cooperativo

 

Estes foram em termos gerais os pontos que nortearam o nosso empenho neste novo produto. Mas, o nosso empenho não se esgota aqui. Regulamente são feitas actualizações, ou por sugestão dos utilizadores ou por necessidade de melhorar o trabalho feito ou ainda porque em termos tecnológicos se verificam novidades.

 

A fim de que possa comprovar a inovação e versatilidade deste novo produto, sem qualquer encargo ou compromisso da vossa parte propomos uma instalação de demonstração no vosso servidor com os vossos dados (bibliográficos, leitores e movimentos).

 

 

Porquê o produto biblio.NET?

 

Destacamos os pontos mais importantes que devem pesar na sua decisão e avaliação do nosso produto.

 

  1. Produto desenvolvido por uma empresa nacional, com idoneidade demonstrada no mercado nacional e internacional no que respeita a apoio técnico e desenvolvimento de produtos para biblioteca, desde 1993.
  2. Produto de desenvolvimento tecnológico em ambiente web e mais adaptado às necessidades actuais que, se pretende assumir como substituto do Bibliobase.
  3. Produto de utilização intuitiva, embora padronizado por grande sincronismo normativo
  4. Desenvolvimento de inúmeros aplicativos que permitem uma integração de dados informativos com redes sociais e motores de busca diferenciados.
  5. Propriedade da Bibliosoft, empresa responsável por desenvolvimento e distribuição de software para gestão de bibliotecas que, conta com uma equipa de programadores com larga experiência e motivação, em articulação direta e participada com especialistas sénior na área das bibliotecas.
  6. Desenvolvimento que conta com a larga experiência de profissionais na área das bibliotecas e tecnologias da informação na implementação das normas e recomendações (nacionais e internacionais) direcionadas para a correta gestão de dados bibliográficos.
  7. Utilização de tecnologias e ferramentas de programação de última geração, permitindo integrar num único ambiente WEB todos os módulos existentes, mantendo-se as funcionalidades que antes apenas se podiam observar em programas distribuídos (plataforma Windows)
  8. Utilização de tecnologias padronizadas na indústria das TI, seja a nível de linguagens de programação ou motores de base de dados.
  9. Custo total inferior às diferentes opções do mercado, mesmo as que se designam e baseiam no chamado “software livre”, uma vez que o esforço de configuração e parametrização é suportado pela empresa e não pelo cliente e, abrange todas as realidades no cenário nacional ao nível das bibliotecas. Se está indeciso entre o chamado "software livre" e um produto comercial, não se esqueça que tudo tem um preço. Faça as contas e compare!
  10. Facilidade de instalação, integração e operacionalização, sendo um programa “chave na mão” que não oferece nenhuma dificuldade na adaptação para a Biblioteca, tornando-se, por isso, um produto cujos custos de “colocar em funcionamento” são inexistentes ou não significativos
  11. Garantia de continuidade, manutenção e actualização
  12. Por último, e não de menor importância, tratando-se de um produto nacional, a sua utilização/aquisição contribui, fomenta e promove a indústria nacional de software e o desenvolvimento e aprendizagem de novas tecnologias na área dos sistemas de informação.

 

 

O novo produto - biblio.NET

 

O sistema “biblio.NET– sistema integrado de gestão de bases de dados bibliográficos em anbiente WEB" é o novo produto da BIBLIOsoft, Lda., natural sucessor dos produtos BIBLIObase. É um produto totalmente desenvolvido em ambiente WEB abrindo novas perspetivas no que respeita à gestão integrada de catálogos bibliográficos partilhados.

Este sistema de gestão integrada de bibliotecas distingue-se pela arquitetura assente em bases de dados relacionais e tecnologia Web. Em termos gerais, permite, a gestão centralizada de utilizadores e de bases de dados bibliográficos. É composto por vários módulos de gestão, associados ao processamento de dados bibliográficos, tais como: catalogação, empréstimo, pesquisa WEB, etc.

O sistema biblio.NET®, é um sistema de gestão de bases de dados, modular, integrado e aberto face às tecnologias de desenvolvimento atuais e às bases de dados utilizadas. Integrando um conjunto de ferramentas e funcionalidades especialmente desenvolvidas para este fim, permite a manipulação de dados bibliográficos em múltiplos formatos MARC e garante a criação normalizada e  a portabilidade dos dados bibliográficos (o formato Unimarc, no contexto nacional).


O sistema biblio.NET® não foi desenvolvido a pensar num público alvo predefinido, como por exemplo, uma escola do ensino secundário, uma biblioteca pública ou universitária, ao contrário, foi desenvolvido a pensar numa nova filosofia de trabalho mais abrangente, resultante da evolução natural das bibliotecas, das novas exigências e oferta em termos tecnológicos e, de uma nova forma de pensar e agir em termos de cooperação e trabalho em grupo, cada vez mais premente na sociedade actual.

O conceito de rede deixou de ser apenas local e passou a ser global. Para se poder trabalhar em grupo, basta que o programa esteja instalado num servidor disponível na Internet, ter uma ligação à Internet, um browser e as respetivas permissões para aceder ao sistema (conta criada no servidor que aloje o sistema).

Especialmente para os utilizadores Bibliobase foram criados utilitários que permitem de uma forma simples e rápida a migração dos dados de leitores, movimentos e ainda alguns dados relativos à configuração de empréstimo. A passagem dos registos bibliográficos é feita através da exportação (Bibliobase) e importação (biblio.NET®) em formato ISO 2709.

 

Veja também: Características do produto | Módulos | Licenciamento | Actualizações

 

 

A equipa Bibliosoft

 

O novo produto biblio.NET é o resultado de uma experiência acumulada de uma equipa que trabalha nesta área há mais de 20 anos. Os elementos da Bibliosoft garantem a qualidade técnica informáticas e biblioteconómica assim como o apoio técnico dos produtos que cria e desenvolve.

 

Como adquirir?

 

O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e dos serviços adquiridos (instalação/migração e formação). Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.

 

Como testar?

 

Pode aceder a uma versão de demonstração e testar todas as funcionalidades.. Outra alternativa, é a instalação num servidor a fornecer pela instituição. Basta que contacte por email a Bibliosoft e combine a sua preferência.

 

Versão de demonstração em linha

 

Módulos de gestão (Empréstimo, catalogação, Administração, etc)
http://biblionet.sytes.net/biblionet
(solicite o nome do utilizador e senha à Bibliosoft)

 

Módulo de pesquisa
http://biblionet.sytes.net/opac



 


Requisitos técnicos

 

Servidor

 

  • Windows 2003/2008 Server
  • Internet Information Server, Framework .NET 3.5
  • SQL Server 2005, 2008 (ver. Licenciada ou Express Edition)
  • Ram : 4GB (ou superior), Leitor de CD/ROM, DVD
  • Espaço em disco: 400Mb para instalação da aplicação + espaço ocupado pelo gestor de base de dados SQL Server + espaço ocupado pelos dados (depende do nº de registos, utilizadores, crescimento, etc.

Postos de trabalho 

 

  •  Windows XP, Windows Vista, Windows 7
  • 2Gb RAM (mínimo)
  • Internet Explorer 8.0 ou superior
  • Ligação à internet
 

 


Próximas Formações
Últimas Actualizações e Downloads
Serviço de apoio remoto: intervenções técnicas no cliente efectuadas remotamente.
Siga-nos e Subscreva-nos