Skip to main content
Kids playground section with green wires
Bibliosoft

SIP2 Server

graphical divider

O protocolo SIP2

O protocolo SIP2 (acrónimo de Session Initiation Protocol) disponibiliza uma interface padrão entre os Sistemas de Gestão de Bibliotecas (módulo de empréstimo) e dispositivos de auto-empréstimo (ou SelfCheck).

O protocolo foi originalmente desenvolvido como uma interface entre um sistema de circulação automatizado e os equipamentos da 3M, mas rapidamente se tornou num padrão da indústria para outros tipos de equipamentos e aplicações de gestão de bibliotecas que requerem, por exemplo a identificação e validação de dados do leitor.

A comunicação SIP2 resume-se a pedidos e respostas, utilizando para isso um conjunto de comandos e uma sintaxe própria do protocolo.

A integração com o biblio.NET

O biblio.NET utiliza o protocolo SIP2, permitindo a integração com sistemas de auto-empréstimo ou o acesso a outros tipos de serviços, que, por exemplo, necessite apenas da autenticação e recorram a este protocolo como mecanismo (por exemplo, fornecedores de conteúdos). As regras definidas no Módulo de Empréstimo são aplicadas nas operações de reserva, devolução, empréstimo, etc.

Um sistema de auto-empréstimo (SelfCheck) é usado diretamente pelos leitores sem intervenção do staff de uma biblioteca, permitindo-lhes executar um conjunto de ações relacionadas com empréstimo, devolução, renovação, reserva e outras. Isto interage com o sistema de circulação e empréstimo do biblio.NET. Em termos gerais, um SC emula os procedimentos de empréstimo normalmente realizados num balcão de atendimento por um funcionário.

A quem se destina?

Este produto tem como alvo principal todas as instituições que pretendam disponibilizar aos seus leitores como serviço alternativo um sistema de auto-empréstimo (implica a aquisição de equipamento específico). Permite ainda dispor de um sistema de autenticação para integração com outros sistemas (Por exemplo, fornecedores de conteúdos – Ex. PressReader)

Principais características

  • Implementa o protocolo SIP2 (3M SIP Versão 2.00)
  • Integrado com o módulo de Circulação e Empréstimo (aplica as mesmas regras definidas para a biblioteca a que o leitor pertence)
  • É composto por um “SIP2 biblioNET Proxy” e “SIP2 biblio.NET Server” que integram com o biblio.NET
  • Registo de logs de acesso
  • Parametrizável

Informações adicionais para a aquisição

Como adquirir?

O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e da existência de contrato de manutenção. Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.

Requisitos técnicos

Servidor:

  • biblio.NET versão 2020.12.15 ou superior
  • Servidor Windows – 2008 ou superior
  • IIS (internet Information Server)
  • Framework 3.5, 4.7.2 e .NET Core 2.2
  • Ligação à Internet
  • Acesso às bases de dados biblio.NET

Apoio Técnico

Documentos e notas ténicas à sua disposição para download. Que nenhuma questão fique por responder.

Bibliosoft